sobre

Screen Shot 2016-12-20 at 15.34.33Se inspirar é decupar uma referência, é refletir, entender a sua conexão de significados e orientar para novos fins.

É estruturar um raciocínio capaz de gerar imagens e narrar uma história que traduza com precisão a personalidade de uma pessoa, empresa ou contexto cultural.

É conceber escritas visuais que integram conteúdos, experiências, memórias e sobrevivam no tempo.

O meu principal objetivo é integrar percepções e experiências pessoais a processos coletivos do trabalho e da vida. Busco todo o tempo relacionar sentidos do universo simbólico com as necessidades práticas, individuais ou corporativas, de modo a contribuir na construção de conceitos claros, imagens consistente e relações que inspiram vibrações positivas entre marcas e pessoas.

Atuo na direção criativa do design, conceito de marca, identidade visual, branding, projetos gráficos e editoriais, curadoria de conteúdos, ilustração, gestão de imagem, produção gráfica, estratégia, consultoria e processos que ativam experiências e encadeiam aprendizagem.

Articulo conhecimentos da arte e do design na prática criativa em atividades de consultoria e construção de imagem corporativa, pessoal e social, através de ações que associam habilidades pessoais, contextos e processos em sistemas da produção artesanal e/ou digital.
Na prática mesclo experiências em processos de criação artística e atividades do design social e corporativo, e busco relacionar, – modos do fazer, matéria e ambiência, na produção de narrativas poéticas visuais e na construção de sistemas eficientes de comunicação que ativam a aprendizagem.

atividades profissionais:

marca :: conceituação, criação  e concepção de identidade visual.

branding :: estratégias integradas de comunicação, posicionamento da marca e implantação.

curadoria :: edição de conteúdos, concepção de narrativas poéticas de uma tradição, evento ou percursos pessoais e empresariais.

projeto gráfico editorial :: edição e formatação gráfica para publicações impressas e digitais livros.

design gráfico :: folheteria,  catálogo, embalagem, brindes,

design social :: mapeamento local, plano de ações sociais, realização de oficinas, palestras, workshops.

ilustração :: literatura infantil, fotografia e outros

Marlette Menezes é artista visual, designer, mestre em Artes, Experiência Interartes e Educação /UFMG (2015). Pesquisa uma Cartografia dos Sentidos que investiga modos estéticos do fazer e as suas relações com processos geradores de experiência e aprendizagem.

Como designer reúne conhecimentos dos campos da arte, do design, da comunicação e estratégias que relacionam processos das tecnologias artesanais e digitais, no desenvolvimento de atividade criativas do design gráfico, social, ilustração, consultoria e educação.

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experiência:

Como artista visual, designer, atravessei os domínios do desenho, da fotografia, da composição gráfica, das impressões artesanais e digitais. Experimentei linguagens, conquistei espaço significativo no design contemporâneo, editorial, publicitário e social, participei de várias mostras artísticas, individuais e coletivas, recebi o Prêmio Jabuti 2009 na área de ilustração de literatura infantil, empreendi projetos culturais na pesquisa de ofícios, de modos poéticos do fazer, integrei equipes multidisciplinares, ministrei cursos de criação, projeto e processos artesanais, realizei curadoria, palestras, workshops, fiz dessa diversidade uma oficina permanente invenção e artesania digital.

Através da Hexagon Design Ltda, onde fui sócia proprietária, atuei por 25 anos na direção criativa, coordenação do design, criação de marcas e identidade visual, branding, design gráfico, projetos editoriais e comunicação para inúmeras empresas, entre elas: Octus Infórmática, Fumsoft, Concert, Clínica Origen, Biosfera, Sebrae, O Sentido do Gosto, Sonia Pinto, Casa Sartori/SuzanaSartori, Hospital São Camilo, Superage, RWG Engenharia, Dextera, Jowi Locação de Máquinas, Araújo Supermercados, WordWare.

Junto ao SEBRAE, por um período de 15 anos, atuei em ações do design social, mapeamento da cultura local, plano de ações palestras, workshops, metodologia, oficinas do processo de criação e desenvolvimento de produtos com artesãos, estratégias sustentáveis de integração social articulando habilidades locais, contextos sócio culturais e processos coletivos de produção artesanal.

Exerci a  docência, como Professora designada da UEMG-1992/1996 e convidada do Cecoteg/FIEMG-1996/1998, além de ministrar workshops de criação e oficinas experimentais de arte e design em diversos Festivais de Inverno da UFMG 1982 a 1987.

Integrei a equipe de pesquisadores da RNP – Rede Nacional de Pesquisa (1994), no projeto de implantação da Internet comercial do Brasil (1994), via CNPq. Participei da diretora de Marketing da Fumsoft/Softex (1987). Integrei a equipe de avaliação externa da Escola de Belas Artes-UFMG, 1998 – através da pró-reitoria de extensão, percorri caminhos dos ofícios artesanais e realizei um mestrado em Arte, Experiência Interartes naEducação / EBA-UFMG (2015), cuja pesquisa “Cartografia dos Sentidos. Modos do Fazer, Experiência e Aprendizagem” onde investiga o gesto estético, gerador de experiência e aprendizagem, a partir das relações, – modos do fazer, matéria e ambiência  em  processos de produção artesanal de diferentes comunidades.

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