Marlette Menezes é artista visual, designer, mestre em Artes, Experiência Interartes e Educação /UFMG (2015). Pesquisa uma Cartografia dos Sentidos que investiga modos estéticos do fazer e as suas relações com processos geradores de experiência e aprendizagem.
Como designer reúne conhecimentos dos campos da arte, do design, da comunicação e estratégias que relacionam processos das tecnologias artesanais e digitais, no desenvolvimento de atividade criativas do design gráfico, social, ilustração, consultoria e educação.
____
experiência:
Como artista visual, designer, atravessei os domínios do desenho, da fotografia, da composição gráfica, das impressões artesanais e digitais. Experimentei linguagens, conquistei espaço significativo no design contemporâneo, editorial, publicitário e social, participei de várias mostras artísticas, individuais e coletivas, recebi o Prêmio Jabuti 2009 na área de ilustração de literatura infantil, empreendi projetos culturais na pesquisa de ofícios, de modos poéticos do fazer, integrei equipes multidisciplinares, ministrei cursos de criação, projeto e processos artesanais, realizei curadoria, palestras, workshops, fiz dessa diversidade uma oficina permanente invenção e artesania digital.
Através da Hexagon Design Ltda, onde fui sócia proprietária, atuei por 25 anos na direção criativa, coordenação do design, criação de marcas e identidade visual, branding, design gráfico, projetos editoriais e comunicação para inúmeras empresas, entre elas: Octus Infórmática, Fumsoft, Concert, Clínica Origen, Biosfera, Sebrae, O Sentido do Gosto, Sonia Pinto, Casa Sartori/SuzanaSartori, Hospital São Camilo, Superage, RWG Engenharia, Dextera, Jowi Locação de Máquinas, Araújo Supermercados, WordWare.
Junto ao SEBRAE, por um período de 15 anos, atuei em ações do design social, mapeamento da cultura local, plano de ações palestras, workshops, metodologia, oficinas do processo de criação e desenvolvimento de produtos com artesãos, estratégias sustentáveis de integração social articulando habilidades locais, contextos sócio culturais e processos coletivos de produção artesanal.
Exerci a docência, como Professora designada da UEMG-1992/1996 e convidada do Cecoteg/FIEMG-1996/1998, além de ministrar workshops de criação e oficinas experimentais de arte e design em diversos Festivais de Inverno da UFMG 1982 a 1987.
Integrei a equipe de pesquisadores da RNP – Rede Nacional de Pesquisa (1994), no projeto de implantação da Internet comercial do Brasil (1994), via CNPq. Participei da diretora de Marketing da Fumsoft/Softex (1987). Integrei a equipe de avaliação externa da Escola de Belas Artes-UFMG, 1998 – através da pró-reitoria de extensão, percorri caminhos dos ofícios artesanais e realizei um mestrado em Arte, Experiência Interartes naEducação / EBA-UFMG (2015), cuja pesquisa “Cartografia dos Sentidos. Modos do Fazer, Experiência e Aprendizagem” onde investiga o gesto estético, gerador de experiência e aprendizagem, a partir das relações, – modos do fazer, matéria e ambiência em processos de produção artesanal de diferentes comunidades.